Cerca de 10 elementos da Associação para a Defesa do Património Mineiro, Industrial e Arquitectónico (EICEL1920) de Rio Maior realizaram no final de agosto a sua segunda ação voluntária de limpeza e conservação da antiga Mina do Espadanal.
Desta vez, os trabalhos decorreram com o apoio da Junta de Freguesia de Asseiceira, que disponibilizou o equipamento necessário.
Os trabalhos centraram-se na remoção de vegetação invasiva e na recolha de resíduos nos terrenos envolventes da secção de ensilagem e transportadores aéreos da antiga fábrica de briquetes da Mina do Espadanal, uma área que apresentava um cenário de profundo abandono.
Segundo um comunicado da EICEL1920, além da vegetação, foram retirados resíduos de várias naturezas provenientes de obras municipais, e que agora transporte para um local adequado.
"Após as duas ações concretizadas, é patente ainda a necessidade de um grande volume de trabalho para garantir a limpeza de todo o espaço envolvente da antiga fábrica de briquetes e plano inclinado de extração da Mina do Espadanal", adianta o mesmo comunicado, onde a associação adianta que vai dar seguimento a estas ações voluntárias de limpeza e conservação, "com a regularidade possível".