A exposição, inaugurada este sábado, 7 de setembro, está inserida na segunda edição do PICTORIN – Encontro internacional de artistas plásticos, e retrata a forma como estes artistas captaram os scalabitanos durante alguns dias em que fizeram do centro histórico da cidade a sua mesa de trabalho.
Paralelamente, no cruzamento das ruas Pedro Canavarro e Reitor Pedro Calmon, frente à Sala de Leitura Bernardo Santareno, a artista plástica Fernando Narciso, da organização do PICTORIN, aproveitou a fachada de um edifício devoluto para pintar um mural que evoca as conhecidas ‘Pombinhas de Santarém’, assim como o autocarro da Companhia de Viação Sernache, que ali recolhia os passageiros que viajavam entre Lisboa e Sertã.
Naquele mesmo sítio, outrora ninguém ficava indiferente a ‘Dona Parenta’, uma popular vendedora de ‘Pombinhas de Santarém’, conhecida por arrastar as palavras, enquanto ia apregoando os bolos e cativando a clientela. Também no mesmo lugar Fernanda Narciso retratou a paragem de autocarro, já desaparecida.
Além do mural da conhecida artista plástica de Santarém, podem ser apreciados pelos transeuntes, três telas intituladas “Triangle”, das artistas Alyona Sevastyanova (Rússia) e Aleksandra Tiede (Alemanha).
Uma resposta
Só falta mesmo exemplificarem os ciganos que roubam os carros na zona e assaltam as casas dos moradores do distrito…