O artista holandês trará “Eggcident”, uma instalação que já esteve patente em várias cidades do mundo, como Roterdão, São Petersburgo, Nova York, Santiago do Chile e Wuhan (China), e que pretende surpreender com uma exposição de ovos estrelados gigantes, numa ponte entre o tema da FNA23 – o Ovo – e a problemática das alterações climáticas, também tão relevante para a atividade agrícola.
O desafio é imaginarmos que o solo que pisamos ficaria tão quente que poderia fritar um ovo… e rapidamente concluirmos que um mundo assim, não é viável. O artista diz que estes “ovos estrelados” são simultaneamente um aviso e um sinal de esperança. Por um lado, alertam que estamos a destruir o planeta e a biodiversidade, por outro, estes ovos em forma de rosto humano, que se beijam entre si, representam a esperança numa nova vida, num futuro brilhante para a próxima geração.
A Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo, decorre de 3 a 11 de junho, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém. A inauguração da exposição, com a participação do artista, está marcada para 3 de Junho, às 11h00, na entrada do evento.