Ana Moura, os Azeitonas, as atividades taurinas e o tradicional cortejo etnográfico e do trabalho, são as maiores atracões da edição de 2012 das festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo, que se realizam em Coruche de 14 a 19 de agosto.
Começando pela música, o espetáculo de Ana Moura está marcado para o dia 17, sexta-feira, seguindo-se no sábado Os Azeitonas. No palco musical há ainda um Festival de Folclore (dia 15), os Minhotos Marotos (dia 16) e Gritos Mudos (dia 19).
Os toiros são outra das imagens das festas. As touradas à corda, típicas dos Açores, e as largadas de toiros invadem as ruas do centro histórico da vila nos dias 14, 16 e 18. A praça de toiros recebe também dois espetáculos taurinos. No dia 17 haverá tourada com os cavaleiros António Telles, Luís Rouxinol e João Salgueiro. Em praça estarão também os Forcados Amadores de Coruche.
No dia 19 a corrida é focada num “cartel de futuro”. Os cavaleiros são Gilberto Filipe, Manuel Ribeiro Telles, Moura Caetano e Tomás Pinto e os praticantes Salgueiro da Costa e João Branco. Os Forcados Amadores de Coruche voltam a pegar, desta vez dividindo tarefas com os Forcados do Aposento da Moita.
Na vertente religiosa, o destaque vai para a procissão em Honra de Nossa Senhora do Castelo, que se realiza no dia 15 de Agosto, às 18h00. Outro dos pontos altos será o Cortejo Etnográfico e do Trabalho que percorre as ruas da vila no dia 17, com centenas de participantes das várias freguesias e coletividades do concelho a representarem os hábitos e tradições dos tempos antigos.