Os presidentes da Câmara e da Junta de freguesia de Almeirim, Pedro Ribeiro e Joaquim Catalão, o Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro de Almeida e o presidente da CCDR de Lisboa e Vale do Tejo, António Ceia da Silva, inauguraram esta sexta-feira, 21 de fevereiro o Imóvel de Valências Variadas (IVV) de Almeirim.
Este espaço multiusos está construído na rua de Coruche, próximo da conhecida zona de restauração, onde durante cerca de meio século, entre 1937 e 1986, funcionou a Junta Nacional do Vinho, e onde durante 9 anos, de 1986 a 1995, funcionou o Instituto da Vinha e do Vinho.
O presidente da Câmara de Almeirim, Pedro Ribeiro, explicou as várias valências do espaço, que a autarquia adquiriu em 2017 e onde se destaca um auditório com capacidade para 532 lugares.
Já o Ministro da Coesão visitou e elogiou o espaço, e no final, referiu que esta poderá ser uma das últimas obras deste tipo apoiadas pelos fundos comunitários, até porque vem aí uma nova fase, em que outros valores se levantam:
A reconversão do edifício do antigo IVV para pavilhão multiusos custou 4 088.004,00€, 85% dos quais comparticipados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
O novo espaço multiusos de Almeirim conta com duas salas independentes com 800 m2 e 1.400m2, um auditório com capacidade para 532 espetadores, várias zonas de serviços e uma ainda cozinha para catering, no apoio a eventos.
Durante o fim-de-semana, estão programadas várias atividades para marcar a sua abertura começando com Serafim, na sexta-feira à noite, com um espetáculo de standup comedy.
O sábado é dedicado às crianças, com o programa “Alô Criançada”, que terá pinturas faciais, insufláveis e muito animação, e, à noite, sobe ao palco Jorge Fernando, com um concerto para celebrar os 40 anos de “Umbada”.
O domingo será dedicado às associações do concelho, começando pelas 10 horas com bandas, ranchos folclóricos, tunas, desfiles e danças.