O maior girassol do mundo feito com flores de plástico começa esta quarta-feira, 15 de agosto, a ser montado no Largo do Arraial da aldeia do Pereiro, no concelho de Mação, que espera milhares de visitantes durante as suas festas de Verão, em honra de Nossa Senhora da Saúde.
Depois de ter sido uma das ornamentações que mais impacto causou em 2012, com cerca de 30 metros de diâmetro, o girassol está de regresso este ano, em versão light.
O pé tem cerca de seis metros de altura e foram necessários nove voluntários para o colocar.
As festas do Pereiro, capital das ruas enfeitadas, realizam-se de 20 a 25 de agosto, com mais de 100 mil flores espalhadas pelas ruas da pequena aldeia.
Para tornar a aldeia na mais florida de Portugal, a população local e alguns filhos da terra que residem noutras localidades têm trabalhado ao longo de todo o ano.
O largo da igreja terá este ano uma ornamentação especial, e a escadaria da Igreja será enfeitada com um arco ao longo de toda a sua extensão, formando um túnel por onde passará a procissão da Senhora da Saúde, a padroeira da terra, na tarde de domingo, dia 25.
Recorde-se que o governo, através do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), aprovou por despacho do passado dia 10 de maio a marca nacional registada "Pereiro de Mação – Capital das Ruas Enfeitadas", o que certifica as festas da pequena aldeia do concelho de Mação.
O registo foi feito Associação Desportiva e Cultural do Pereiro, baseado na tradição de vários anos de ornamentar as ruas com flores de plástico.