O concelho de Alcanena vai ser palco do 3º festival gastronómico da morcela e da cachola entre os dias 27 e 30 de novembro, numa iniciativa que se espalhará por vários restaurantes.
O desafio deste certame passa pela recuperação e divulgação de alguns dos sabores mais peculiares desta região, associados à cozinha tradicional e popular das gentes das serras de Aire e Candeeiros.
Trata-se, segundo uma nota de imprensa da Câmara de Alcanena, que organiza o certame, de trazer ao dias de hoje essa gastronomia do trabalho, que se foi enraizando no campo, na pastorícia, na tecelagem ou na curtimenta das peles, as atividades mais tradicionais do concelho.
Além dos produtos que dão nome ao festival, associados ao farnel do pastor ou às viagens de ranchos para as colheitas ou a apanha da azeitona, o certame pretende colocar em destaque uma gastronomia modelada pela carne de porco, pelos enchidos, pelo bacalhau salgado e pelos vegetais da horta, como a couve, o feijão, a batata, as ervas de tempero, e os frutos secos, casos do figo e da amêndoa.
Cada restaurante participante, cuja listagem ainda será anunciada, será responsável pela composição de uma ementa, em que serão valorizados os produtos regionais e a gastronomia tradicional.