O presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves, felicitou Alcanede pelos 860 anos disse esperar que a Rede AXIS dê a conhecer um outro lado de Alcanede, que não o empresarial, mas o da história e da cultura, permitindo aumentar o turismo na região.
Por seu lado, o presidente da Junta de Freguesia de Alcanede, Manuel Joaquim Vieira, enalteceu o esforço de todos aqueles que “trabalharam, lutaram e se sacrificaram para que Alcanede tivesse ao longo dos anos uma tão grande importância e glória”. Adiantou estar a trabalhar para que a freguesia possa “proporcionar outras ofertas que hoje estão vivas graças ao passado glorioso e grandeza do presente”.
A Rede Colaborativa AXIS, projeto apresentado neste evento, é constituída pela Santa Casa da Misericórdia de Alcanede, Junta de Freguesia de Alcanede, Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Nossa Senhora da Purificação de Alcanede, Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques e António José Neves Montez, proprietário do Núcleo Histórico da Família Montez em Alcanede.
Esta Rede tem como finalidade contribuir para o reforço identitário da região de Alcanede através de ações concretas de interesse social, cultural e turístico.
A criação desta rede vai permitir a união de esforços e sinergias para qualificar, criar e valorizar estruturas de interesse cultural, identificar, estruturar e comunicar conteúdos e eventos de interesse cultural, turístico ou económico para os atuais e potenciais moradores e visitantes, incentivar serviços de apoio a atividades culturais e turísticas e contribuir para reforçar a notoriedade da freguesia de Alcanede fora das fronteiras da freguesia.
Ao longo do ano 2023, Alcanede vai comemorar os 860 anos com muitas atividades culturais, recreativas e desportivas, envolvendo as diversas associações e entidades da Freguesia.
Este primeiro dia de comemorações contou ainda com um momento cultural “Sobre a Tomada d’Alcanede”, um trecho do romance histórico “As Duas Moiras” pelo Monge das Astúrias, pseudónimo literário de Francisco Santos Serra Frazão, declamado por Helena Vieira e Sandro Cordeiro.
As comemorações do 860º aniversário da elevação de Alcanede a Vila receberam um apoio de 15 mil euros da Câmara municipal de Santarém.