A vertente popular das festas em honra de Nossa Senhora do Castelo arranca esta quarta-feira, 14 de agosto, na pacata vila ribatejana Coruche, dedicada ao aficionado, ao rio Sorraia, aos comes e bebes e aos espetáculos que marcam as próxima noites quentes.
Depois de uma semana dedicada unicamente a festejos religiosos, a verdadeira animação vai concentrar-se no Parque do Sorraia, que já está preparado para receber os milhares de visitantes que vão passar pelo recinto das festas, que, aliás, também se encontra espalhado por outros pontos da vila.
O fogo de artificio marca o dia de hoje, a partir da meia-noite, e amanhã é o dia da tradicional procissão em honra de Nossa Senhora do Castelo, que enche as ruas de Coruche na subida até ao castelo, pela padroeira da cidade.
Quinta-feira à noite é dia do festival de folclore António das Neves, com a participação de ranchos de Santana do Mato, Gondomar, Covilhã, Penacova, Fajarda e do Rancho Regional do Sorraia.
Na sexta-feira, dia 16, realiza-se a primeira tourada à corda com um grupo de açorianos que, importados desde há uns anos para cá para estas festas, já granjearam a simpatia dos que visitam Coruche e que entram nesta tradicional largada açoriana.
À noite, é a vez da Ala dos Namorados, liderados por Nuno Guerreiro, subirem ao palco para o primeiro concerto do fim-de-semana.
No sábado, dia 17 de Agosto, para além da tradicional corrida de toiros com António Ribeiro Telles, João Telles Jr, Vitor Ribeiro e Jacobo Botero, e com pegas dos forcados amadores de Coruche, é também o dia do já tradicional cortejo etnográfico que junta o que de melhor e mais tradicional se faz na região do Sorraia, reunindo assim as pessoas da vila à volta daquilo que era o tradicionalismo da zona.
Após a corrida de toiros, Paulo Gonzo será o dono do palco principal do recinto, para o segundo grande concerto destas festividades coruchenses.
No dia 18, domingo, no encerro dos festejos, há mais uma tourada à corda, com o fecho a cargo do grupo Filhos da Terra.
Para além dos eventos de cada dia, as Festas de Coruche são também marcadas pelas habituais largadas de toiros à noite e a barraquinha do Grupo de Forcados Amadores de Coruche, que até altas horas da noite promete animar a juventude que se desloque até ao recinto.
Miguel Dias