PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

“3in1 Film Fest” trouxe filmes de 19 países a Almeirim

A terceira edição do “3in1 Film Fest”, festival internacional de cinema dedicado a curtas, muito curtas e making of’s, que se realizou em Almeirim de 26 a 28 de novembro, contou com um total de 171 filmes, de Portugal e outros 18 países, tendo sido selecionados 144, vistos e classificados por um júri composto por 15 profissionais.


Este ano festival, que se realizou no Cine-teatro de Almeirim, dividiu-se em 6 categorias: curtas de ficção, documentários, muito curtas, making ofs, animação e uma categoria nova dedicada a curtas de escolas, que foi muito bem recebida pela comunidade académica, que aderiu em peso a participação de 70 trabalhos.

O vencedor do prémio atribuído pelo diretor do festival foi “Like Cattle” (Como Gado), de Matilde Calado. Já o prémio de curtas de ficção foi para o filme “The Knot”, de Andres Losada. No curtas de animação, o vencedor foi “The Monkey”, de Xosé Zapata.

Na categoria de documentário, “7 Poems for a New Word”, de Mário Melo Costa, foi o melhor classificado, enquanto o prémio de muito curtas ficção foi entregue a Alberto Seixas, com “Hunting Day”. Na categoria makings ofs, o vencedor foi Diogo Palma, com “Enamorados”. Quanto à categoria curtas de escolas, o prémio foi entregue a Janis Westphal, pelo filme “Bolzmann”.

Finalmente, o prémio Fernando Costa/Cinemate, para o melhor filme português, foi ganho por “Hunting Day”, de Alberto Seixas.

O “3in1 Film Fest” visa a descoberta de novos valores do cinema, a troca de experiências entre estudantes e profissionais do cinema, entre realizadores portugueses e estrangeiros. O objetivo passa ainda pela descentralização deste tipo de eventos para fora dos grandes centros urbanos.

RESIDÊNCIA DE CINEMA DOCUMENTAL
No dia de abertura do festival, sexta-feira, dia 26, foi apresentado o trabalho final da residência de cinema documental – Projeto Vale – dinamizada em Almeirim pela associação Waves Of Youth (Miguel Canaverde e Pedro Mourinho), que contou com a participação do CLAIM e da Associação Cultural e Etnográfica Gentes de Almeirim, onde foram abordados os temas dos “Migrantes” e “Gentes do Campo”. O projeto integra a candidatura de programação cultural partilhada da CIMLT – Programação em Rede.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas