O Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado, em Lisboa, vai exibir uma exposição composta por cerca de 300 fotografias pouco conhecidas de Carlos Relvas, a partir de 26 de setembro.
Divididas em 10 núcleos, as imagens revelam novas facetas de questões fundamentais dos primórdios da fotografia portuguesa e do pioneiro desta arte em Portugal, que trabalhou sobretudo na sua casa estúdio na Golegã.
Intitulada “Carlos Relvas (1838-1894). Vistas Inéditas de Portugal. A Fotografia nos Salões Europeus”, a exposição vai ficar patente até 20 de janeiro do próximo ano e tem curadoria de Victor Flores, Ana David Mendes, Denis Pellerin e Emília Tavares.
Esta mostra teve como ponto de partida o projeto de investigação “CICANT”, da Universidade Lusófona, dedicado ao estudo da fotografia estereoscópica de Carlos Relvas, e à importância dos seus primeiros anos de atividade, entre 1862 e 1874, um dos períodos menos conhecidos do autor.
A exposição destaca a primeira presença de Carlos Relvas na exposição da Sociedade Promotora de Belas Artes, em 1868, e a sua internacionalização, com a participação nas exposições de alguns dos principais salões fotográficos europeus, como a reputada Société Française de Photographie, a Exposição Universal de Viena e a Exposição Nacional de Madrid.
































