O novo Museu “Escaroupim e o Rio”, inaugurado a 25 de fevereiro de 2017 na aldeia avieira do Escaroupim, no concelho de Salvaterra de Magos, recebeu a visita, no mês de março, de diversos grupos oriundos de toda a região, famílias e visitantes individuais, num total de 1300 pessoas.
O espaço resulta da reabilitação e ampliação da antiga escola primária local, num investimento de cerca de 150 mil euros realizado pela Câmara Municipal de Salvaterra de Magos.
O museu dá a conhecer a importância do rio Tejo e dos seus afluentes, enquanto elemento de fixação humana e evidencia as atividades socioeconómicas que durante séculos foram exploradas e rentabilizadas pelas comunidades locais.
É a cereja em cima do bolo no esforço feito por este executivo para revitalizar as zonas ribeirinhas”, refere o presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Hélder Manuel Esménio, para quem o museu “assume e regista para a posteridade as ligações das nossas gentes ao rio e pretende ser um ponto de encontro para todos os que se revêm na história da cultura avieira e também um importante produto turístico”.