A edição de 2025 da tradicional Feira das Tasquinhas de Rio Maior abre portas a 28 de março, sexta-feira, prolongando-se até 6 de abril, domingo. Ao todo, serão dez dias com os melhores saberes e sabores da culinária regional, ao longo dos quais são esperados cerca de 100 mil visitantes.
A Feira das tasquinhas realiza-se, como sempre, no Pavilhão Multiusos de Rio Maior, onde estão já a ser montadas as 20 tasquinhas típicas, decoradas de forma rústica e alusiva à história de cada freguesia e representativas do movimento associativo do concelho.
Estes espaços representativos da gastronomia local são geridas por quase um milhar de voluntários, que assumem durante todo o certame os papéis de cozinheiros, ajudantes de cozinha e empregados de mesa e balcão, apresentando cada uma os pratos mais apetecidos da sua terra, do Ensopado de borrego às favas com entrecosto, passando pelas enguias fritas ou em ensopado, a chanfana, a feijoada de caracoletas ou o sempre tão apetecido bacalhau assado, seja em tiborna, acompanhado com magusto, migas ou batata a murro.
Às tasquinhas do concelho juntam-se ainda, e mais uma vez, A Filarmónica Marialva, da cidade irmã de Cantanhede, com o seu famoso Leitão à Bairrada e duas Tasquinhas com os tradicionais enchidos, queijos e outras iguarias – a já habitual Tasquinha do Sabugueiro – Enchido Serrano e a riomaiorense Mercearia 41.
Para além das Tasquinhas, que ocupam todo o piso térreo do Pavilhão Multiusos de Rio Maior, o visitante pode ainda provar a doçaria e os licores tradicionais da região, que tal como o ano passado se apresentam numa renovada e aumentada tenda exterior, recebendo igualmente a exposição de artesanato e de atividades económicas, contando este ano com cerca de 120 espaços de exposição.
A animação do certame será novamente garantida pelas tradicionais bandinhas, grupos que percorrem o pavilhão animando os visitantes com música tradicional, e que este ano é reforçada com a existência de um palco com música ao vivo, no espaço Doçaria e Licores.
Na edição deste ano, a 39ª das Tasquinhas de Rio Maior, a Nave do Piso 1 volta a estar reservada para o espaço Tasquinhas Fun Park, uma área de diversão com um conjunto de divertimentos para todas as idades, mas com o foco principal a estar nos nossos visitantes mais novos.
As Tasquinhas de Rio Maior, Evento Declarado De Interesse para o Turismo Nacional pelo Turismo de Portugal, são, essencialmente, um mostra de gastronomia regional, mas são também um ponto de convívio e local de encontro de velhos amigos, que aproveitam esta oportunidade para voltarem à sua terra.
Estão presentes as tasquinhas da Associação de Melhoramentos de São Sebastião; ARCA – Arrouquelas; Freguesia de Fráguas; CRC Assentiz; Fábrica da Igreja de Alcobertas; CNE – Agrupamento 403 de Rio Maior; QT Sport Clube Rio Maior; Comissão de Melhoramentos de Malaqueijo; AFC – Alcobertas Futebol Clube; Associação Patinhas de Rio Maior (Patinhas de Rua); Associação de Festas e Melhoramentos de Azinheira; CSC – Casa do Povo da Vila da Marmeleira; CMP Asseiceira; ACCR Outeiro da Cortiçada, Associação de Festas de Arruda dos Pisões; Núcleo Sportinguista de Rio Maior; CCRC Correias; ARCD Pé da Serra e Vale da Laranja; Associação Filarmónica Marialva de Cantanhede; Mercearia 41 e Enchido Serrano.
Horários
Segunda a quinta – das 19 às 00 horas
Sexta – das 19 às 01 horas
Sábado – das 12 à 01 horas
Domingo – das 12 à 00 horas
Uma resposta
Se mencionam o nome das tasquinhas, primeiro façam e mencionei todas, fal pelo menos união desportiva de Malaqueijo, associação da Asseiceira e associação vale marinhas