PUB

banner chamusca alice

PUB

banner cms riscos

abranteseduardojorgecadeira

Eduardo Jorge cumpriu na íntegra a sua viagem de protesto entre o local onde reside, na freguesia da Concavada, concelho de Abrantes, e o Ministério da Solidariedade e Segurança Social, em Lisboa, onde chegou pelas 13 horas de quinta-feira, 25 de setembro, dois dias depois de se ter feito à estrada na sua cadeira de rodas.

O tetraplégico percorreu cerca de 180 quilómetros por estradas nacionais em condições climatéricas adversas, para lembrar o secretário de Estado Agostinho Branquinho da promessa esquecida de dar início ao processo legislativo da Vida Independente.

Na capital, Eduardo Jorge encontrou a companhia de vários cidadãos ligados ao movimento (d)Eficientes Indignados, que o acompanharam por várias ruas de Lisboa e estiveram com ele numa pequena manifestação à porta do ministério, onde foi entregue uma carta aberta ao secretário de Estado.

No exterior, devido ao cansaço provocado pelo desgaste da viagem, foi Jorge Falcato, membro dos (d)Eficientes Indignados, quem leu o conteúdo da carta, onde são reivindicadas alterações legislativas que permitam às pessoas com deficiência e necessidade de assistência permanecer em casa, contratar o seu próprio assistente e escapar ao internamento em lares de idosos.

“Defendemos uma política em que a pessoa com deficiência seja dona da sua própria vida, com a possibilidade de decidir onde, como e com quem viver. Uma política que inverta a tendência institucionalizadora seguida até os dias de hoje pelos sucessivos governos”, lê-se na carta.

Uma vez que as promessas de dar início ao processo legislativo, feitas há cerca de um ano atrás para evitar que Eduardo Jorge entrasse em greve de fome à porta da Assembleia da República, foram esquecidas, a Secretaria de Estado “revelou a sua incapacidade para colaborar com as organizações de pessoas com deficiência, impondo a sua vontade, não aceitando nem propostas nem críticas às suas decisões”.

Notícia relacionada

Tetraplégico percorre 180 quilómetros de cadeira de rodas



Slide backgroundSlide thumbnail

PUB

PUB

Scalhidraulica

Quem está Online?

Temos 1086 visitantes e 0 membros em linha