chamusca-celia-barrocabanner festas

Saúde

nascer-santarem

Várias centenas de pessoas participaram na manhã desta terça-feira, 19 de março, Dia do Pai e Feriado Municipal em Santarém, na caminhada “Nascer em Santarém é bom", que ligou o Campo Infante da Câmara ao Jardim das Portas do Sol.

A iniciativa foi organizada pelo Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Distrital de Santarém e percorreu várias ruas da cidade.

santarempernesdadoresdirecao

O Grupo de Dadores de Sangue de Pernes (GDSP) elegeu novos corpos sociais em assembleia geral realizada no passado sábado, 16 de março.

Numa lista de continuidade com algumas pequenas alterações, Mário Gomes e Susana Veiga Branco mantêm-se como presidente e vice-presidente, respetivamente, sendo a restantes direção composta por Sara Pereira, Rodrigo Santos, Fernando Gomes, João Gaveta e Manuel Vargas, entre outros.

Durante a assembleia geral, foi ainda apresentado o relatório de atividades e contas do ano anterior, que foi aprovado por unanimidade e com um voto de louvor, e o plano de atividades para 2019.

Deste documento, consta uma grande lista de recolhas de sangue e medula óssea em colaboração com o Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST), a continuação do projeto "Vista esta camisola", com ações de sensibilização junto da comunidade escolar, passeios convívio, continuação da parceria com a Resitejo na recolha de “tampinhas plásticas”, a festa do dador de sangue e as comemorações de 23º aniversário do GDSP.

No que se refere às recolhas de sangue, parte das mesmas já estão programadas para o Hospital Distrital de Santarém, Pernes, Vaqueiros e São Vicente do Paúl, entre outros locais.

Já as próximas ações do projeto "Vista esta camisola", que tem decorrido de forma ininterrupta em escolas do 1º e 2º ciclo, terão lugar no Colégio Infante Santo (CIS), em Tremês, a 2 de abril, e no CENFIM Santarém, a 24 de abril.

carrinha-chmt

A Liga de Amigos do Hospital de Abrantes ofereceu esta sexta-feira, 15 de março, uma viatura de 9 lugares ao Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) que servirá para facilitar a deslocação dos funcionários da unidade de saúde que têm de se deslocar entre as três unidades que compõem o centro hospitalar.

Antes, já a Liga de Amigos do Hospital de Torres Novas oferecera, em Dezembro, uma carrinha para transporte de sangue e medicamentos citostáticos, que aguarda vaga na empresa de instalação do sistema de refrigeração, já que os bens a transportar nesta viatura obrigam temperaturas controladas.

“Estas ofertas aprofundam o espírito de grande cooperação e interajuda entre o Centro Hospitalar e as Ligas de Amigos da Unidades Hospitalares que o compõem”, refere uma nota enviada pelo CHMT.

Simulacro da Proteção Civil no Entroncamento - Fotos: José Neves