Santana-Maia Leonardo
Devo confessar que, se não fosse a polémica em torno do busto de CR7, nunca me teria dado ao trabalho de olhar para ele. E, para ser sincero, o busto surpreendeu-me pela positiva. Com efeito, tendo em conta a fortuna de CR7, sempre pensei que ele tivesse contratado, a peso de ouro, um artista conceituado e venerado pela elite alfacinha para realizar a obra. Estava, por isso, à espera de que o busto do CR7 consistisse em dois paralelos de estrada entremeados com uns desperdícios de construção civil.
Qual não foi o meu espanto quando me deparei com um busto de Cristiano Ronaldo que, verdade se diga, se identifica muito com a sua personalidade, na medida em que teve a capacidade de atingir níveis de popularidade imediata, à escala mundial, que rivalizam com os do próprio Ronaldo. Aliás, não sei mesmo se o busto do CR7 não contribuiu (e contribui) mais para tornar o aeroporto da Madeira conhecido do que o próprio Cristiano Ronaldo.
Muito poucos artistas no mundo seriam capazes de conceber uma obra com este protagonismo. Na era do mediatismo, quer se queira, quer não, os grandes artistas são aqueles que conseguem fazer obras mediáticas. E, nesta perspectiva, o busto de CR7 acaba por funcionar como um verdadeiro busto de Napoleão para aqueles que desdenham da imperfeição da obra e do provincianismo do seu autor.