chamusca-celia-barrocabanner festas

santaremvalemontadosobro

A terceira edição do projeto de edução ambiental “Do Montado à Rolha” arrancou esta quinta-feira, 10 de janeiro, na Escola Básica do Vale de Santarém com duas sessões de informação e sensibilização ambiental para os alunos de todos os anos de escolaridade.

Nesta edição, participam cinco escolas básicas do concelho de Santarém, quatro delas da cidade (EB Mergulhão, EB Pereiro, EB Leões e EB Sacapeito), com um total de 468 alunos participantes.

A escola básica que obtiver maior número de rolhas de cortiça recolhidas, por aluno, num período de três meses, será premiada com uma visita de estudo sobre a temática da cortiça

“Do Montado à Rolha” é um projeto que tem vindo a ser desenvolvido pela Equipa Multidisciplinar de Ação para a Sustentabilidade (EMAS) da Câmara de Santarém (CMS), em parceria com a Corticeira Amorim.

No Vale de Santarém, coube a Joana Mesquita, da Corticeira Amorim. e Andreia Lopes, técnica da EMAS, exibir o vídeo “David na Aventura da Cortiça”, que explica a função do montado de sobro como sumidouro de CO2 e a riqueza da sua biodiversidade.

Os alunos ficaram a conhecer o processo de produção da cortiça, desde a bolota semeada até à fase adulta do sobreiro, os períodos de maturação da cortiça, e outras aplicações da cortiça, como malas, chapéus, bolas de futebol, sapatos, chinelos ou peças decorativas.

Simulacro da Proteção Civil no Entroncamento - Fotos: José Neves