chamusca-celia-barrocabanner festas

Educação

aguas-criancas

A DECO - Associação para a Defesa do Consumidor, e a empresa intermunicipal Águas do Ribatejo realiza no dia 22 e 26 de março, em Salvaterra de Magos e Coruche, respetivamente, dois seminários sobre a importância da água e a necessidade de combater os desperdícios.

As iniciativas inserem-se nas comemorações do Dia Mundial da Água, que se assinala a 22 de março, e na série de eventos e campanhas que estas entidades têm efetuado para potenciar o uso eficiente da água e para o consumo da água da torneira.

A Águas do Ribatejo vai também abrir as instalações: Estações de Tratamento de Água (ETA) e Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) a visitas de escolas, Universidades Seniores, investigadores e público em geral com marcação prévia dos interessados.

agua

O Parque de Merendas de Valada recebe, no dia 23 de março, sábado, o projeto Bingo, com um dia repleto de atividades, música, conversas, visitas guiadas, jogos e prémios onde se pode aprender mais sobre como é produzida a água da torneira, a importância do rio e as adaptações às alterações climáticas, no Tejo e na Europa.

Das 10h00 às 17h00 haverá visitas guiadas à captação da Valada, onde irá ficar a conhecer mais sobre de onde vem a água que chega a sua casa, e à moderna Estação de Tratamento de Água (ETA) de Vale da Pedra, onde poderá descobrir tudo o que acontece com a água antes de chegar à sua torneira.

O evento, com o apoio da Câmara Municipal do Cartaxo e da Junta de Freguesia de Valada é uma iniciativa dos parceiros BINGO - Empresa Portuguesa das Águas Livres, SA (EPAL), Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT), Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI).

A entrada é grátis mas sujeita a inscrição obrigatória em https://goo.gl/forms/y7QcgKqd6cxhxqWn1

A DGEstE – Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, autorizou a alteração da tipologia da Escola Básica Professor João Fernandes Pratas, em Samora Correia, concelho de Benavente, para Escola Básica e Secundária Professor João Fernandes Pratas, abrindo assim caminho para que o estabelecimento de ensino possa ter ensino secundário.

A decisão, homologada pelo Instituto de Gestão Financeira da Educação em 22 de fevereiro, poderá ter efeito já no próximo ano letivo, permitindo que uma parte dos cerca de 300 alunos que saem para estudar fora do município possam ter solução nas áreas de Línguas e Humanidades e Ciências, que são as mais escolhidas na freguesia de Samora Correia, servindo de complemento à oferta da Escola Secundária de Benavente.

Segundo a Rede Regional conseguiu apurar, a intenção é que abram duas turmas de 10° ano no ano letivo 2019/2020 e, em 3 anos, existirem também turmas de 11° e 12° ano na freguesia.

Simulacro da Proteção Civil no Entroncamento - Fotos: José Neves