PUB

chamusca ja te dou o arroz

PUB

insantarem

Economia

A Câmara de Abrantes aprovou esta segunda-feira, 5 de agosto, por unanimidade, a caducidade das licenças do projeto de execução da fábrica de painéis solares da RPP Solar, por incumprimento de prazos.

Com esta decisão, a autarquia coloca ponto final num processo que dura há vários anos e que nos últimos tempos se pautava por adiamentos consecutivos dos prazos para o empresário Alexandre Alves cumprir com o pagamento de 1,1 milhões de euros pelo terreno da fábrica de painéis solares que se comprometeu a construir.

Foi nesse terreno, situado na freguesia de Concavada, perto da Central Termoelétrica do Pego, com uma área total de 82 hectares, que a autarquia investiu um milhão de euros, como forma de apoiar a criação de dois mil postos de trabalho a criar pela fábrica de painéis solares.

No entanto, desde o início do processo, em 2008, apenas foram construídas no local duas fábricas aptas para albergar seis linhas de produção capacitadas para gerar um total de 859 megawatt de eletricidade, escritórios e dois auditórios num espaço de 30 mil metros quadrados, que representavam a primeira fase de um total de 160 mil metros quadrados.

Os edifícios nunca chegaram a ser equipados de modo a poderem produzir painéis fotovoltaicos, tendo os mesmos sido alvo de atos de destruição e vandalismo por diversas vezes.

"A RPP Solar nunca chegou a produzir coisa nenhuma e é lamentável que as expectativas criadas em torno da criação de riqueza e de emprego terminem com este elefante branco", afirmou a presidente da autarquia, Maria do Céu Albuquerque, citada pela agência Lusa.

"Estão esgotadas todas as possibilidades de mais prorrogações" no âmbito deste processo, acrescentou a autarca, revelando que o empresário tem estado "incontactável".

Maria do Céu Albuquerque garantiu ainda que a autarquia vai agora "trabalhar nos locais próprios para conseguir a reversão dos terrenos", que passaram, entretanto, para a posse do empresário.



banner comer em casa

 

PUB

PUB

Rede Regional

Slide backgroundSlide thumbnail

PUB

PUB

salvaterra jornadas cultura

PUB

Quem está Online?

Temos 432 visitantes e 0 membros em linha