chamusca-celia-barrocabanner festas

Economia

 leziria-sustentavel

A NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém e a CIMLT - Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, compilaram um estudo de benchmark e divulgação de casos de sucesso na simbiose sustentabilidade e rentabilidade cujo objetivo é dar a conhecer às empresas da região a experiência dos seus pares, para que estas possam aplicar as melhores práticas aos seus negócios.

O benchmarking baseia-se na aprendizagem das melhores experiências de empresas similares e ajuda a explicar todo o processo que envolve uma excelente performance empresarial, e foi isso que as duas instituições promoveram, ao abrigo do projeto financiado Lezíria + Sustentável.

Foram identificados casos de sucesso na simbiose sustentabilidade e rentabilidade, orientado aos quatro setores de atividade mais relevantes para a Lezíria do Tejo: agroflorestal (com enfase no agroindustrial), metalomecânica, transportes e logística e ambiente e resíduos.

Para os quatro setores considerados, foram identificados e analisados casos internacionais e nacionais, num total de 28 casos de estudo, que apontam para vinte iniciativas que visam melhorar a posição das empresas no que diz respeito à simbiose de rentabilidade e sustentabilidade.

As recomendações de intervenção abrangem a disponibilização de informação (boas práticas, benchmarks quantitativos, estudos de impacto económico) para uma melhor e mais atempada tomada de decisão por parte do tecido empresarial.

O estudo de benchmark está disponível gratuitamente para consulta e download AQUI.

santaremcarteirosiniciogreve

A greve parcial que os carteiros do Centro de Distribuição Postal (CDP) de Santarém vão realizar até ao final do mês arrancou na manhã desta quarta-feira, 13 de março, com uma adesão superior a 90%.

Segundo números do Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações (SNTCT), 36 dos 40 trabalhadores do CDP aderiram ao protesto, tendo-se concentrado em frente à estação de correios de Santarém.

“Esta adesão demonstra claramente a unidade dos trabalhadores em torno da resolução dos seus problemas laborais, mas também na defesa do serviço de distribuição postal público e Universal e da empresa CTT”, lê-se numa nota de imprensa do sindicato responsável pela convocação da greve.

Esta greve parcial vai continuar até ao dia 30 de Março, “tendo como reivindicação uma alteração dos giros de distribuição e a melhoria das condições de trabalho nas instalações do CDP dos CTT de Santarém”, explica a mesma nota.

abrantesmercadinhoprimavera

No âmbito do projeto “Bairro ConVida”, a zona envolvente ao edifício Millenium, em Abrantes, vai acolher um mercado da Primavera no próximo dia 23 de Março, entre as 9 e as 13 horas.

Esta iniciativa terá exposição e venda de produtos hortofrutícolas, agroalimentares, ervas aromáticas e artesanato, a que se soma ainda uma oficina de plantas ornamentais gratuita, a cargo da empresa Plurifrutos, do Sardoal.

O “Bairro ConVida” é um projeto de intervenção comunitária e revitalização social e económica, em Vale de Rãs, liderado pelo Município de Abrantes e que envolve um conjunto de parceiros, em que se inserem a TAGUS e o Núcleo de Produtores PROVE do Ribatejo Interior.

Com o mercado da Primavera, “a organização pretende dar a conhecer os ciclos das diferentes culturas agrícolas, incentivando a comunidade a consumir hortícolas da época, diretamente dos produtores para os consumidores”, explica uma nota de imprensa da TAGUS, que acrescenta que esta é uma primeira iniciativa dos futuros mercados das Estações.

Simulacro da Proteção Civil no Entroncamento - Fotos: José Neves