chamusca-celia-barrocabanner festas

Categoria: Cultura

festa tabuleiros

Os habitantes do concelho de Tomar vão decidir no dia 6 de abril, sexta-feira, às 21h00, no salão nobre dos Paços do Concelho, se em 2019 se realiza ou não a tradicional Festa dos Tabuleiros, um evento cultural marcante na cultura do concelho e da região.

Como manda a tradição, caberá aos munícipes tomarem a decisão de realizar ou não a festa no próximo ano, mantendo a sua regularidade de quatro em quatro anos, bem como, em caso afirmativo, procederem à escolha do mordomo.

Única no mundo, a Festa dos Tabuleiros além de consagrada religiosamente ao culto do Espírito Santo, tem a sua origem nas ancestrais festividades pagãs relacionadas com os cereais. A edição mais recente, realizada em 2015, foi considerada o melhor evento público realizado em Portugal nesse ano, em que atraiu a Tomar algumas centenas de milhar de pessoas, em especial no dia do cortejo principal, com mais de cinco centenas de tabuleiros desfilando pelas ruas da cidade à cabeça das mulheres oriundas de todas as freguesias do concelho.

As ruas ornamentadas, com enfeites de papel criados pelos próprios moradores, são outro dos grandes motivos de atracção, bem como o cortejo dos rapazes, protagonizado pelas crianças do concelho, uma semana antes do cortejo principal, e que cada vez atrai maior número de turistas.

Uma vez tomada a decisão de se realizar a Festa, começa de imediato o trabalho de preparação, com mais de um ano de antecedência, necessário para pôr de pé toda uma imensa estrutura que envolve de uma forma ou de outra a esmagadora maioria das famílias do concelho.

Simulacro da Proteção Civil no Entroncamento - Fotos: José Neves