chamusca-celia-barrocabanner festas

Notícias Breves

Breves

A biblioteca municipal Marquesa de Alorna, em Almeirim, preparou duas iniciativas para assinalar o dia mundial da poesia, que se comemora esta quinta-feira, 21 de março.

Durante a manhã, há animação com versos e poemas na zona dos restaurantes da cidade, ao passo que à tarde, a partir das 16h30, realiza-se a tertúlia poética “poesia e chá” no átrio da biblioteca.

O município de Constância vai levar dois produto do concelho ao concurso “7 Maravilhas Doces de Portugal”, que está a ser promovido pela RTP, e que já reuniu um total de 907 candidaturas.

Constância leva a concurso os “queijinhos do céu”, na categoria “Doce de Território”, com apoio da produtora Maria de Lurdes Mendes, e o “mel com amêndoas”, enquanto “Doce de Fruta e Mel”, com o apoio do produtor Mel Mil Flores.

A Câmara do Entroncamento já abriu as inscrições para a 22ª edição da “Corrida da Liberdade”, que se realiza no próximo dia 25 de abril, a partir das 09h30, junto ao pavilhão desportivo municipal da cidade.

Constituída por oito escalões, a “Corrida da Liberdade”, que se realiza no âmbito das comemorações da revolução de Abril, terá medalhas para os três primeiros classificados de cada escalão, e t-shirt técnica para os primeiros 400 atletas a terminar a prova.

A Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo, a Comissão Vitivinícola Regional do Tejo e a Rota dos Vinhos do Tejo uniram-se para desafiar amantes da fotografia – não profissionais – a captarem a essência e a documentarem aspetos positivos da região, através da lente de uma máquina fotográfica.

Apesar do tema desta primeira edição ser livre, o enquadramento do trabalho dos participantes deve fazer-se na região dos Vinhos do Tejo. Ou seja, as vinhas, os vinhos, as provas vínicas, os produtores, as vindimas, a poda, a floração, os trabalhos na adega, a gastronomia, as tradições, entre outros momentos a que lhes estão associados.

A participação é gratuita e as inscrições decorrem até dia 15 de abril, embora o envio das fotografias possa acontecer até final de Outubro. Os prémios são um “Fim-de-semana no Tejo” (2 pessoas), uma “Experiência Vínica no Tejo” (2 pessoas) e um “Curso de Vinhos do Tejo” (1 pessoas), a atribuir a quem ficar no primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente. Do 4.º a 10.º lugar serão entregues menções honrosas.

O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis para consulta e download no site da Confraria, em www.confrariadotejo.pt. A participação neste ‘Concurso’ presume a aceitação expressa das disposições aí contidas.  

O Comando Territorial de Santarém vai realizar no dia 21 de março, a partir das 10h00, com saída do miradouro do Arrepiado (Chamusca), uma caminhada pela floresta, que tem como objetivos comemorar o Dia Mundial da Árvore e da Floresta; despertar consciências para a riqueza do vasto património florestal nacional e para a problemática dos incêndios florestais, e fomentar condutas de respeito pela natureza e pelo ambiente, assim como boas práticas que permitam reduzir o risco de incêndio florestal.

A caminhada, que pretende ainda transmitir à população um sentimento de responsabilidade, segurança e confiança na GNR, terá um percurso total de 6,5 quilómetros.

O evento é aberto a toda a comunidade e não carece de inscrição prévia.

Simulacro da Proteção Civil no Entroncamento - Fotos: José Neves