Qui, 18 Julho 2024

PUB

RODAPE-CONTEUDOS

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Santarém junta bibliotecas em rede

O protocolo de cooperação entre a Biblioteca Municipal de Santarém e os quatro Agrupamentos de Escolas do Concelho de Santarém (Alexandre Herculano, D. Afonso Henriques, Dr. Ginestal Machado e Sá da Bandeira), para a constituição de uma Rede de Bibliotecas de Santarém (RBS), foi assinado a 21 de junho, nos Paços do Concelho.

O presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves, enalteceu “o envolvimento na concretização deste projeto há muito desejado”. “Reunir num só suporte os recursos que as bibliotecas do Concelho têm é um trabalho louvável e que vai facilitar a pesquisa fidedigna e estimular o gosto pela leitura”, concluiu o autarca.

Num trabalho de colaboração entre a Biblioteca Municipal de Santarém e os agrupamentos de escolas foi possível alocar as bibliotecas escolares ao contrato do município de software de gestão integrada de biblioteca MindPrisma e concretizar a migração de todos os catálogos bibliográficos das bibliotecas escolares para o catálogo coletivo da Biblioteca Municipal de Santarém.

O vereador da CMS com o pelouro do património cultural, bibliotecas e arquivos, Nuno Domingos, revelou que este catálogo coletivo passou a deter, à presente data, 142 mil e 87 existências registadas e catalogadas alocadas nesta rede”.

A RBS define-se como uma estrutura de cooperação aberta à livre participação de todas as bibliotecas do concelho de Santarém, visando a compatibilização e a troca de informação bibliográfica, o fomento de uma política coordenada de aquisições e a dinamização do empréstimo interbibliotecas, através de uma plataforma tecnológica que vai ser desenvolvida e que vai permitir o acesso através de endereço eletrónico.

Esta rede vai servir de suporte à educação, à formação, à investigação e à difusão cultural, procurando também sensibilizar toda a comunidade educativa para o valor da missão das bibliotecas e para o seu papel social, educativo e cultural.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB