Sex, 3 Maio 2024

PUB

RODAPE-CONTEUDOS

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

InTER-EDUCA mostrou aos jovens que o sucesso depende deles

Professores e ex-alunos de cursos profissionais participaram esta quarta-feira, 17 de abril, no painel “O sucesso depende de ti”, um dos vários momentos da InTER-EDUCA – Feira da Educação, Emprego e do Empreendedorismo, que se realizou de 17 a 18 de abril, na Casa do Campino, em Santarém.

Numa conversa moderada pelo professor José Avelino, os ex-alunos dos cursos profissionais deixaram o seu testemunho, do trajeto académico à experiência profissional, e houve até tempo do vice-presidente da Câmara de Santarém, João Teixeira Leite, que também participou no debate, fazer uma confissão:

“Sabe que até determinado momento da minha vida, estava indeciso em seguir Economia ou Geografia. O impacto de ter sido seu aluno foi tão positivo, que cheguei a estar com esta indecisão. Se calhar cometi o erro de ter ido para Economia”, disse a José Avelino, que foi seu professor.

Sobre o tema do painel, João Leite considera que “o sucesso depende muito do nosso esforço individual, mas o processo de aprendizagem talvez seja o mais importante das nossas vidas, onde os professores e encarregados de educação são pilares desse processo formativo”.

José Avelino considera que o sucesso depende de três fatores: os fatores endógenos, algo nosso que depende de nós; de fatores externos, ou externalizados que podem favorecer o sucesso; e, por último, as dinâmicas institucionais de várias entidades que colaboram entre si.

Na conversa, a opinião foi unânime, na medida em que a preparação dos cursos profissionais contém uma componente prática muito importante para preparar os alunos para a vida ativa nas empresas e instituições. Quanto ao estigma que havia em relação aos cursos profissionais, os ex-alunos concordam que a visão mudou e atualmente estes cursos são considerados uma boa oferta letiva, mesmo para quem quer seguir a vida académica no Ensino Superior. No geral, todos concordam que obtiveram as ferramentas e conhecimentos técnicos que precisavam para desempenhar as funções que assumem na vida profissional.

Mariana Pereira, estudou no Conservatório de Música de Santarém (CMS) desde os 10 anos, até terminar o 12º ano de escolaridade. Foi no CMS que realizou o secundário, seguindo depois para a Escola Superior de Artes Aplicadas, do Instituto Politécnico de Castelo Branco, para se licenciar em Música, com especialização em flauta transversal.

Marco Carvalho foi aluno na EPVT, onde fez a sua formação em Hotelaria, sala e bar, e atualmente é um dos donos do Restaurante Terra Chã, em Rio Maior.

Marco Costa Carvalho estudou no CENFIM durante três anos, onde fez o curso de Técnico de Manutenção Industrial, equivalente ao 12º ano, e hoje trabalha na TAP Air Portugal.

Samuel Santos formou-se no Centro de Emprego e Formação Profissional de Santarém, na Escola de Hotelaria de Fátima (EHF), e, atualmente, trabalha como Chef no restaurante Casa do Castelo, em Ourém

Ana Machado fez o curso na APPACDM de Santarém, depois fez um estágio em lavandaria, passando depois para empregada de serviços gerais. Atualmente frequenta o 9º ano, para se formar com Auxiliar de Ação Educativa, para realizar o seu sonho de trabalhar com crianças.

Bruna Cartaxeiro, formou-se na EPTR como Auxiliar de Ação Educativa, frequentou um curso com a duração de um ano, de Acompanhamento de Crianças e Jovens, a que se seguiu a Licenciatura em Educação Básica e, por fim, fez mestrado em Educação Pré-Escolar, habilitações que lhe permitiram ser educadora de infância num colégio privado em Rio Maior.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB