Os alunos do Pré-Escolar e do 1º Ciclo do concelho de Santarém, receberam esta quinta-feira, 19 de dezembro, blocos de construção didáticos alusivos ao emblemático Jardim Portas do Sol. Uma prenda de natal entregue pelo presidente da Câmara Municipal na Escola Básica e Jardim de Infância dos Combatentes e na Escola Básica e Jardim de Infância de S. Domingos.
João Teixeira Leite explicou que, este ano, com este brinquedo, as crianças vão poder conhecer melhor o emblemático Jardim das Portas do Sol. Para o autarca, este espaço “merece a visita de todos” e permite às crianças brincar com os amigos e “vislumbrar a vista mais bonita de Portugal, onde o Rio Tejo e a nossa Lezírias se cruza, de uma forma magnífica”.
“É importante que com os presentes de Natal que oferecemos aos alunos do nosso concelho, as crianças, as suas famílias e amigos, reforcem a sua ligação ao património do nosso concelho e conheçam melhor a nossa riquíssima história, através da montagem das 3500 peças”, sublinhou João Leite.
O autarca lembrou que “este Jardim está delimitado por antigas muralhas, um dos mais importantes miradouros da região ribatejana, de onde se avista uma parte do campo da Lezíria, atravessado pelo Rio Tejo, que nos tempos da Reconquista Cristã (Século XII), constituía uma das oito portas de entrada na cidade de Santarém. Em anos anteriores, a autarquia ofereceu brinquedos com a imagem da Sé Catedral e a Torre das Cabaças” e adiantou que “no final do ano letivo, em junho, vamos oferecer um brinquedo representativo de outro monumento, de forma a que as nossas crianças conheçam e preservem o nosso património.”