O presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro, solicitou uma reunião com caráter de urgência ao ministro da Educação, Nuno Crato, para discutir o encerramento de escolas no concelho previsto para o ano letivo 2014 / 2015.
A autarquia, que já tinha anunciado a sua rejeição à proposta do Ministério da Educação em relação à reordenação da rede escolar, pretende apresentar os argumentos que sustentam a manutenção em funcionamento das escolas dos Casais Lagartos, Casais da Amendoeira e Casais Penedos.
Segundo Pedro Magalhães Ribeiro, estes estabelecimentos de ensino têm "boas condições de funcionamento fruto do investimento efetuado pela autarquia e do empenho de encarregados de educação, professores e do agrupamento escolar".
O seu encerramento "obrigaria à deslocação de dezenas de crianças numa freguesia com rede de transportes públicos deficitária e famílias com dificuldades financeiras", considera o autarca, acrescentando que o município já deu início à revisão da Carta Escolar, e que deverá ser esse o documento a ter em conta numa futura reorganização da rede escolar do concelho.