O “ShowerBag”, uma espécie de kit que inclui saco, toalha, shampô, gel de banho e pente, criada por um grupo de alunos da Escola Profissional de Ourém, foi considerado a melhor ideia empresarial do “EmpreEscola”, o maior concurso de empreendedorismo jovem do país, organizado pela Associação Empresarial da Região de Santarém (Nersant).
O "showerbag" foi desenvolvido desde a sua fase de conceção pelos jovens estudantes, que tiveram ainda que dar todos os passos necessários para estruturar a sua própria empresa, desde a definição do plano de negócios às necessidades de financiamento, entre outras etapas.
O “EmpreEscola” é organizado pela Associação Empresarial da Região de Santarém, que aproveitou a realização da 25ª edição da Fersant para entregar não só os prémios aos projectos mais inovadores, mas também os certificados de participação “EmpCriança”, um projecto que visa estimular o empreendedorismo entre as crianças do 1º ciclo.
Desde 2008, o “EmpCriança” envolveu quase 3.200 alunos e 175 professores de 101 escolas do distrito. As seis edições do “EmpreEscola” somam quase 1.000 alunos de 83 escolas, que apresentaram um total de 271 ideias de negócio.
Neste ano lectivo, o "EmpCriança" envolveu 628 crianças de 23 escolas. O “EmpreEscola” envolveu 189 alunos de 17 estabelecimentos com ensino secundário, num total de 53 equipas com ideias levadas à consideração de um júri formado por professores e empresários.
Além da melhor ideia empresarial atribuída ao “ShowerBag, a Escola Profissional de Tomar foi considerada a escola mais empreendedora, e a Escola Secundária de Alcanena levou o galardão para a melhor ideia na economia social.
O prémio para o melhor trabalho em equipa foi entregue a uma equipa da Escola Secundária do Cartaxo, e a Escola Profissional de Rio Maior levou a distinção para a ideia mais inovadora.
Veja a reportagem em video AQUI.