Um grupo de 21 alunos da Escola de Chalais, em França, estão na escola EB2 D. Manuel I, em Pernes, a desenvolver o projeto “Apreender a Defender e a Proteger os nossos Rios”, que tem como elemento central o rio Alviela.
Os alunos da escola de Chalais, que em Junho de 2013 receberam uma visita de estudantes da escola D. Manuel I, debatem-se com o mesmo tipo de problemas ambientais no seu país, e estão em Pernes a desenvolver trabalhos de campo e pesquisa no que respeita à proteção do meio ambiente, neste caso do rio Alviela.
É um projeto de “extrema importância, uma vez que é preocupação desta autarquia a despoluição deste rio. Estamos atentos e é preciso desenvolver um processo qualitativo de sustentabilidade do Alviela”, afirmou Alfredo Amante, o chefe de divisão da educação da Câmara de Santarém, durante a receção aos alunos de Chalais que decorreu no passado dia 11 de maio, no salão nobre dos paços do concelho.
“Os intercâmbios entre escolas e jovens de outros países são cruciais para conhecer outras realidades”, frisou ainda o mesmo responsável durante a receção, onde marcaram também presença os professores coordenadores das escolas envolvidas no projeto, que se realiza no âmbito do programa "Comenius Bilateral".