As obras de requalificação da Escola Básica Professor Abílio Madeira Martins, em Minde, no concelho de Alcanena, foram inauguradas no dia 12 de setembro, com a presença dos ministros da Educação, João Costa, e da Cultura, Pedro Adão e Silva., numa cerimónia que contou com cerca de uma centena de pessoas e marcou o início do novo ano letivo nas escolas do concelho.
Após o descerramento da placa de inauguração, teve lugar uma visita ao interior da escola, para apresentação do estabelecimento e de alguns projetos pedagógicos, seguindo-se as intervenções do presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Rui Anastácio, da diretora do Agrupamento de Escolas de Alcanena, Ana Cláudia Cohen, do Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, do Ministro da Educação, João Costa, e do professor Abílio Madeira Martins, antigo docente em Minde, agora reconhecido com a atribuição do seu nome à escola.
“É um orgulho ver o meu nome associado a esta escola. Sinto-me agradecido por saber que alguém viu mérito nas ações que fiz, em prol das crianças e jovens do concelho”, afirmou o antigo professor (veja aqui o discurso).
A requalificação da escola, que acolhe cerca de 120 alunos, envolveu um investimento do município de Alcanena superior a um milhão de euros, verba que contou com apoios comunitários de 85% via FEDER, do Programa Operacional Centro 2020.