As 10 escolas do distrito de Santarém que participaram na 12ª edição da programa “Escola Electrão” recolheram mais de 11 toneladas de pilhas, lâmpadas e outros equipamentos elétricos usados em fim de vida.
Segundo um comunicado de imprensa da Electrão – Associação de Gestão de Resíduos, seis das 10 escolas ribatejanas conquistaram cheques-prenda num valor global de 1.350 euros, e que agora poderão ser trocados por novos equipamentos elétricos.
A Escola Profissional de Coruche ficou em primeiro lugar na recolha deste tipo de resíduos, cabendo-lhe um prémio de 525 euros, seguida pelo Colégio de São Miguel, em Fátima, com 300 euros, e pela Escola Secundária de Santa Maria do Olival, Tomar, com 225 euros.
A Escola Básica e Secundária José Relvas, em Alpiarça, vai receber 150 euros, e as escolas Cónego Dr. Manuel Lopes Perdigão, em Caxarias, Ourém, e o Jardim Escola João de Deus, em Tomar, foram contempladas com 75 euros para cada uma.
A nível nacional, no âmbito da 12ª edição da “Escola Electrão”, que decorreu entre setembro de 2022 e junho de 2023, foram recolhidas mais de 300 toneladas de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados.