PUB

cm chamusca sopas

PUB

banner tasquinhas2023

PUB

cms 25abril

PUB

clickaporta

PUB

 PUBmesdaenguia2023
 PUBnersant empreendexx1

Oitenta alunos do ensino secundário, oriundos de 40 escolas de todo o país, e acompanhados por cerca de 40 professores, participaram de 2 a 4 de março nas XI Olimpíadas Nacionais de Filosofia, que se realizaram no Instituto Politécnico de Santarém.

wshoppingSlide thumbnail

Organizada pela PROSOFOS - Associação para a Promoção da Filosofia, a competição apurou os dois representantes de Portugal nas XXXI Olimpíadas Internacionais de Filosofia, que se realizam entre os dias 11 e 14 de maio, em Olímpia, na Grécia.

Ana Rocha, do Agrupamento de Escolas de Castro Daire, que ganhou a medalha de Ouro, e Guilherme Valente, da Escola Secundária Marquesa de Alorna, de Almeirim, que ganhou a medalha de Prata, são os dois representantes nacionais nessa competição internacional.

Os alunos realizaram um ensaio filosófico, durante três horas, sobre um tema escolhido entre os quatro propostos e conhecidos apenas no momento da sua realização.

Após um longo processo de apreciação e avaliação, por professores do ensino secundário e por uma comissão científica, composta por professores de universidades de Filosofia do País, foram conhecidos os três primeiros premiados, com medalhas de ouro, prata e bronze e sete menções honrosas.

Ao longo dos dois dias, os alunos realizaram Peddy-Papers “À Descoberta do Gótico”, atividades quebra gelo, e participaram numa conferência dinamizada pelo professore e investigador, Luís Veríssimo.
No sábado, dia 4 de março, foi lançada uma Antologia, com os melhores ensaios produzidos nas últimas dez Olimpíadas.

As Olimpíadas Nacionais de Filosofia são o maior evento de Filosofia para alunos do ensino secundário e visam desenvolver o gosto pela reflexão acerca de questões, problemas filosóficos e desafios que se colocam à humanidade, incentivando a troca de ideias e proporcionando oportunidades para o exercício do pensamento analítico, crítico, consequente e criativo.

A SEGUNDA VEZ EM SANTARÉM

Na cerimónia de encerramento, que decorreu no sábado, 4 de março, no Convento de S. Francisco, o vice-presidente da Câmara de Santarém e vereador com o pelouro da Educação, João Teixeira Leite, recordou que esta é segunda vez que Santarém acolheu este importante evento, e salientou “a importância de se verificar que o talento existe. Não só naquilo que é também o pensamento, mas também a partilha do pensamento”.

O autarca referiu que os alunos vão ser os “futuros líderes, os gestores, os professores, esta massa crítica tão importante da nossa sociedade”.

Dirigindo-se aos jovens, afirmou: “Permitam-me que homenageie publicamente esta franja tão importante da nossa sociedade, pilar fundamental da nossa vida coletiva que são os nossos queridos professores. Por isso, jovens, eles merecem uma enorme salva de palmas. Obrigado professores pela vossa existência e por tudo o que fazem em prol da melhoria da qualidade de vida. A Educação é um pilar fundamental das nossas vidas e os professores são parte fundamental, também da nossa estratégia para a Educação e para o desenvolvimento e investimento no nosso concelho”.



Slide backgroundSlide thumbnail

PUB

PUB

Slide backgroundSlide thumbnail

PUB

ar myaqua

PUB

banner liga cancro

Quem está Online?

Temos 817 visitantes e 0 membros em linha