Salas degradadas, casas de banho avariadas, infiltrações no edifício, frio nas salas, falta de potência dos quadros elétricos são alguns dos problemas estruturais que afetam a Escola Secundária de Coruche.
Os deputados do PS eleitos pelo círculo de Santarém questionaram o ministro da Educação sobre as obras de requalificação da escola, “que são consideradas urgentes dado o estado de degradação em que se encontra aquele estabelecimento de ensino”.
Segundo se lê na Pergunta entregue na Assembleia da República pelos deputados, “está o Ministério da Educação a negociar o pacote financeiro com a autarquia para resolver as questões de fundo e estruturais da Escola Secundária de Coruche?”, que questionam ainda se a escola está identificada como estabelecimento de ensino prioritário para requalificação, e para quando a realização da obra.
Os deputados recordam ainda que, no âmbito do processo de descentralização de competências na área da educação, a Câmara de Coruche, que foi pioneira no processo de transferência de competências, “não aceitou, nesta segunda fase, ficar com o edifício exatamente pelos problemas estruturais identificados”.
A escola tem atualmente cerca de 650 alunos e é a única com este nível de ensino no concelho, sublinham os deputados, para quem é “essencial que o espaço onde decorrem as aulas seja adequado e tenha as mais elementares condições de dignidade. Infelizmente o edifício que acolhe a escola está obsoleto e com graves problemas de insalubridade”.