Um aluno da Escola Secundária de Rio Maior está a desenvolver um projeto de mobilidade urbana sustentável que visa criar comboios de bicicletas para as deslocações diárias dos alunos para as escolas da cidade.
O projeto chama-se “ComBicla”, é a Prova de Aptidão Profissional (PAP) de Martim Santos, aluno do curso profissional técnico de desporto, e deverá concretizar-se durante o período de 27 de fevereiro a 3 de março.
A iniciativa “pretende reunir alunos e encarregados de educação” numa “alternativa de deslocação diária” criando “grupos de ciclistas, organizados em pequenos comboios, que farão as ligações entre os diferentes bairros até às escolas”, explica Martim Santos, acrescentando que podem “participar todas as pessoas, desde que tenham uma bicicleta e um cadeado para estacionar a bicicleta”.
Os participantes serão divididos em quatro linhas, em que a Linha 1 partirá das Salinas, a Linha 2 da Freiria, a Linha 3 do Cidral e a Linha 4 da Chainça, sempre em comboios que serão acompanhados por vários voluntários, no rácio de um adulto para quatro crianças.
Os interessados em participar podem inscrever-se nas páginas das redes sociais do “ComBicla”, onde constam também todas as informações e atualizações acerca do projeto.
“Quando dei os meus primeiros passos neste projeto, tinha em mente desenvolver uma forma de mostrar ao meu concelho e à minha cidade que temos condições ideais para aplicar novas formas de mobilidade urbana sustentável”, explica o jovem, numa forma de contrariar “o sedentarismo que afeta precocemente as camadas mais jovens da sociedade e fomentar práticas de atividade desportiva”.