PUB

chamusca avieiros

PUB

cms carnaval

PUB

O projeto de capacitação de agricultores H2Oliva, dirigido sobretudo a olivicultores, sobre o uso eficiente da água, terminou as suas sessões presenciais nos dias 22 de novembro na Vidigueira e 29 de novembro em Santarém, mas oferece agora a possibilidade de frequentar uma formação online, com ferramentas que permitem aos interessados ficar capacitados sobre a temática.

wshoppingSlide thumbnail

Nas sessões de encerramento foi feito um resumo dos trabalhos desenvolvidos durante a campanha, com vista à promoção do uso eficiente da água na cultura do olival, tendo sido anunciado que a formação irá continuar na sua versão on-line através de um curso gratuito disponível, de 1 de dezembro a 31 de maio de 2023, no site https://h2oliva.ipsantarem.pt.

wshoppingSlide thumbnail

Para dar continuidade à capacitação de agricultores e abranger um maior número de participantes foram desenvolvidos recursos pedagógicos, baseados nas sessões de discussão e interpretação de resultados.

O desenvolvimento do Curso Online Aberto e Massivo foca-se na relação entre as características do solo e a sua capacidade de retenção de água, o uso da condutividade elétrica aparente como ferramenta na caracterização do solo, a gestão de rega e o uso de tecnologias de monitorização pretende ser uma forma inovadora de capacitação dos agricultores portugueses, focado no aprender-a-fazer com exemplos práticos e concretos.

A crescente plantação de olivais em sebe, bem como os fenómenos de seca cada vez mais frequentes, impõem medidas para o uso eficiente da água. O H2Oliva surgiu como uma ferramenta para auxiliar e dar resposta a uma necessidade: uso eficiente de água, apostando na capacitação dos agricultores, os agentes no terreno, para alcançar esse objetivo.

Este projeto, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, contou com os parceiros Casa Relvas e Herdade do Malheiro (Vidigueira), Azeites Quinta do Juncal (Santarém), a Associação Azeitonices e a Associação de Agricultores do Ribatejo, com a assessoria técnica do parceiro TerraPro e com o Politécnico de Santarém, Escola Agrária de Santarém, como coordenador e dinamizador do projeto H 2 Oliva.



Slide backgroundSlide thumbnail

PUB

PUB

Slide backgroundSlide thumbnail

PUB

ar myaqua

Quem está Online?

Temos 713 visitantes e 0 membros em linha