Um aluno do terceiro ano da Associação de Jardins-Escolas João de Deus, venceu o concurso de decoração de abóboras alusivo ao Dia das Bruxas, para escolas do município de Santarém, cujo objetivo passa por combater o desperdício alimentar e promover a alimentação saudável.
O concurso decorreu durante a semana passada e o anúncio dos premiados foi feito esta segunda-feira, dia 31 de outubro, no 41º Festival Nacional de Gastronomia de Santarém.
A iniciativa envolveu crianças do 1º ciclo, de diversas escolas do concelho, que participaram com abóboras decoradas por fora e utilizaram o seu interior para preparar uma “terrorífica” pizza.
O prémio “Dormindo com os tubarões”, do Oceanário de Lisboa, foi atribuído ao aluno vencedor do 3º ano da Associação de Jardins-Escolas João de Deus, numa cerimónia com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém, João Teixeira Leite, e da empresa Sakata, empresa de sementes hortícolas e promotora desta iniciativa, que se associou, pela primeira vez, ao festival.
João Teixeira Leite referiu que “a sustentabilidade tem sido um dos temas presentes e transversal em todo o festival” e explicou que que a iniciativa “incluiu as principais cadeias da grande distribuição, assim como, mais de 3300 crianças de 59 escolas das regiões do Ribatejo e do Oeste”.
Os alunos foram desafiados pelos produtores a pintar e decorar abóboras nas salas de aula, assim como a utilizar a mesma abóbora para confecionar uma receita em casa. As abóboras melhor decoradas foram a concurso no festival gastronómico e a mais terrorífica foi eleita pelo júri como a grande vencedora.
Portugal é o terceiro maior produtor de abóbora da Europa, logo atrás de Espanha e França. O volume de produção é de 60 mil toneladas e 90% da abóbora Butternut é destinada à exportação.