PUB

arripiado2

PUB

insantarem2022

PUB

visite santarem

PUB

banner alpiagra

PUB

 PUBpiscinas 2022

O projeto BlindBus, desenvolvido pelos alunos do curso de Eletrónica da Escola Profissional de Salvaterra de Magos (EPSM) venceu o Prémio FAQtos, um concurso nacional de Ciência destinado aos alunos do ensino secundário, promovido pelo INOV - INESC Inovação, do Instituto Superior Técnico Instituto Superior Técnico, que este ano se debruçou sobre a temática das radiofrequências e o seu impacto na sociedade.

wshoppingSlide thumbnail

Com o projeto “BlindBus”, os alunos Alexandre Rosa, Bernardo Gil e Ana Fonseca, com o apoio do professor José Carvalho, desenvolveram uma solução prática e de fácil manuseamento que auxilia os invisuais durante a utilização dos transportes públicos, recorrendo a um sistema tátil e de alerta. De acordo com os Censos 2011, em Portugal, existem cerca de 900 mil cidadãos com dificuldades de visão.

wshoppingSlide thumbnail

Sabendo que os atuais meios de transporte existentes estão pouco adaptados aos cidadãos com incapacidade visual, este projeto social e inclusivo pretende ser mais uma ferramenta promotora da inclusão e da igualdade de oportunidades de todos os cidadãos. O prémio ganho, no valor de 1.500 euros, servirá para o desenvolvimento deste e de outros projetos que a EPSM está a trabalhar no âmbito dos vários cursos profissionais que tem.

A EPSM conquistou ainda uma menção honrosa, atribuída ao projeto The Social Impact of RARET in Glória do Ribatejo – From the Past to the Future. Este trabalho, desenvolvido pelos alunos Camila Pintassilgo, Reinaldo Batista, Rita Machado, João Caneira, Vasco Godinho, apoiados pelas professoras Dina Santos e Alice Dias prendeu mostrar o impacto socioeconómico da RARET, “Sociedade Anónima de Rádio Retransmissão”, com as transmissões da “Rádio Europa Livre”, durante a denominada Guerra Fria, bem como a sua permanência na charneca Ribatejana, entre 1951 e 1996.

A sessão final do Prémio FAQtos decorreu no sábado, no Centro de Congressos do Instituto Superior Técnico, com a apresentação final perante o júri dos 10 projetos finalistas, dos quais três eram da Escola Profissional de Salvaterra de Magos. A concurso estiveram inicialmente 44 equipas, provenientes de todo o país.



PUB

PUB

scalhidraulica 2021

PUB

PUB

Slide backgroundSlide thumbnail

PUB

armyaqua

PUB

cinema almeirim

Quem está Online?

Temos 1029 visitantes e 0 membros em linha