Mais de uma centena de alunos da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado, em Santarém, participaram esta quarta-feira, 1 de junho – Dia da Criança, no Convento de S. Francisco, em Santarém, numa palestra dinamizada por Catarina Furtado.
A Embaixadora de Boa Vontade do UNFPA - Fundo das Nações Unidas para a População, presidente da Associação Corações Com Coroa e autora do livro “Adolescer é fácil, #só que não”, abordou temas urgentes e necessários que estão na ordem do dia, como os direitos humanos, igualdade de género, não violência e discriminação.
Santarém foi uma das cidades a que Catarina Furtado dedicou um dos dias desta semana ao voluntariado nas escolas, com o objetivo de conversar com os adolescentes sobre questões que considera “fundamentais para a construção de uma consciência cívica, para o exercício da empatia”.
Para Catarina Furtado, é importante, também no Dia Mundial da Criança, “ouvir desabafos e partilhas de vivências duras”, onde chega sempre à conclusão "que a infância e a adolescência determinam para sempre a forma como cada pessoa depois se relaciona consigo e com os outros”.
A Embaixadora das Nações Unidas para a População, que também é comunicadora e apresentadora de televisão, referiu ainda que confia “no papel e no olhar atento dos professores e professoras especiais que podem salvar vidas”.
A iniciativa foi dinamizada pelos docentes de Geografia e Cidadania e Desenvolvimento do 9.º ano, na Escola Secundária Dr. Ginestal Machado e contou com a presença do presidente e vice-presidente da câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves e João Teixeira Leite.