Um grupo de seis alunos e duas professoras do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, em Santarém, está de visita à Polónia até ao próximo dia 21 de janeiro, no âmbito de uma mobilidade inserida no projeto Erasmus+ “Cultural and Social Integration”.
A comitiva vai participar em várias atividades organizadas pela escola “Publiczna Skola Podstawowa”, em Opole, que serão acompanhadas pela coordenadora do projeto, Manuela Farinha, e pela professora Mafalda Grego.
“Este projeto tem como grandes objetivos consciencializar para a aceitação das diferenças sociais, apelar à solidariedade e dotar os jovens de ferramentas que lhes permitam, no presente, tomar decisões conscientes e cívicas, tendo por base o conhecimento do passado”, explica Manuela Farinha.
Os alunos portugueses vão partilhar com os parceiros polacos, gregos, finlandeses e italianos atividades diversificadas que lhes permitem desenvolver as premissas do projeto e criar laços uns com os outros, alargando conhecimentos pessoais, linguísticos e culturais.
No âmbito do projeto Erasmus+, vão ser apresentadas e discutidas as políticas educativas e a organização das escolas de cada país, e também preparadas ofertas para entregar num lar de idosos por ocasião da comemoração do “dia dos avós”, para que os alunos conheçam as minorias que moram em Opole e como se integram na sociedade.
A visita à Polónia inclui ainda a deslocação ao campo de concentração de Auschwitz, que levará os alunos a refletir sobre o genocídio de milhares de judeus, um dos acontecimentos mais marcantes do século XX.