PUB

chamusca tejoporumfio

PUB

banner cms scalabbis

 PUBaguas santarem 600x110

Imagem de Arquivo / Ilustrativa

Os quatro agrupamentos de escolas do concelho de Santarém aprovaram a entrada em vigor de uma nova organização do calendário letivo, que deixa de ter três períodos e passa a estar dividido em dois semestres.

Slide thumbnail

A medida entra em vigar já esta semana, com o início do novo ano escolar, e vai trazer várias alterações a todos os escalões de ensino, do pré-primário ao secundário.

Contactada pela Rede Regional, a chefe da Divisão de Educação e Juventude da Câmara Municipal de Santarém, Vânia Horta, explica que esta nova forma de organização reforça a autonomia das escolas com o objetivo de potenciar o sucesso escolar e diminuir as desigualdades entre os alunos.

Reduzir a burocratização do ensino, acabando com o excesso de reuniões, e colocar o foco na qualidade da aprendizagem e não nos critérios meramente quantitativos, são outros dos objetivos destas alterações, que apostam ainda mais na avaliação contínua.

Vânia Horta acredita que com este novo modelo os alunos vão ter uma aprendizagem mais coerente ao longo dos dois semestres, sendo mais fácil perceber onde cada turma ou aluno precisa de trabalhar mais.

A responsável refere que os diretores dos vários agrupamentos – Afonso Henriques, Alexandre Herculano, Ginestal Machado e Sá da Bandeira - chegaram a acordo muito facilmente e por unanimidade, havendo uma enorme confiança que as alterações vão correr bem e melhorar a qualidade de ensino no concelho.

UM CALENDÁRIO COM MUITAS DIFERENÇAS
O primeiro semestre escolar no concelho de Santarém tem o seu início marcado para o período entre 17 e 26 de setembro, com todas as escolas a iniciarem as aulas nesse intervalo.

A primeira paragem para avaliações está marcada para os dias 15 a 17 de novembro, em que os alunos não terão aulas, e as férias de Natal e Ano Novo serão entre 23 de dezembro e 1 de janeiro, com as aulas a regressarem no dia 2.

De 27 a 31 de janeiro realizam-se as avaliações, novamente com os alunos a terem três dias de descanso.

O segundo semestre inicia-se a 1 de fevereiro e, de 28 desse mês a 1 de março, haverá a habitual pausa de Carnaval. As reuniões intercalares estão marcadas para os dias 8 a 12 de abril e as férias da Páscoa serão de 13 a 18 de abril.

O final do ano letivo será em datas diferentes, consoante o ano que o aluno frequentar. Os alunos do 9º, 11º e 12º terminam as aulas a 7 de junho, enquanto os alunos do 5º, 6º, 7º, 8º e 10º acabarão a escola a 15 de junho.

A pré-escola e o primeiro ciclo têm final marcado para 30 de junho.



Slide backgroundSlide thumbnail

PUB

PUB

scalhidraulica 2021

PUB

Slide backgroundSlide thumbnail

PUB

ipsantarem mestrados

PUB

banner ar

Quem está Online?

Temos 734 visitantes e 0 membros em linha