PUB

chamusca clube costura

PUB

cms camane laginha

 PUBaguas santarem 600x110

Imagem: Estudo Prévio

A Câmara de Santarém vai ceder os quatro blocos habitacionais da antiga Escola Prática de Cavalaria (EPC) ao Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém), que ali vai instalar uma residência universitária para estudantes.

Slide thumbnail

Para que o projeto avance, a autarquia aprovou esta segunda-feira, 26 de julho, por unanimidade, um protocolo com o IPSantarém, que irá realizar as obras necessárias à recuperação e adaptação do edifício para acolher os estudantes.

O protocolo, válido por um período de 15 anos, renovável automaticamente por períodos de 5 anos, com um máximo de 30 anos, prevê a execução das obras no prazo de 3 anos, assegurará os serviços de higiene e limpeza, bem como a manutenção dos imóveis, e as reparações ou substituições que sejam necessárias.

Para realizar estas obras, o IPSantarém vai candidatar-se a verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que prevê o financiamento deste tipo de obras a cem por cento.

Na reunião desta segunda-feira, o presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, recordou que o município já estava a estudar esta solução há algum tempo com a Fundiestamo, uma sociedade gestora de fundos de investimento imobiliário, de capitais exclusivamente públicos, regulada pela CMVM e pelo Banco de Portugal, situação que foi alterada com a possibilidade do PRR financiar as obras na totalidade.

Ricardo Gonçalves manifestou a sua “grande satisfação”, com esta solução, que considera “muito ambiciosa” e “uma mais valia para a cidade e para a região”.

A vereadora socialista Virgínia Esteves levantou várias questões com o momento do anúncio, questionando mesmo se havia estudos sobre a evolução do número de alunos. Rui Barreiro, também do PS, questionou o valor patrimonial dos 4 blocos habitacionais a ceder, quando a câmara vai pagar ao Estado o que deve da ex-EPC, e perguntou ainda se está considerada a questão da mobilidade entre a residência e as várias escolas.

Após uma discussão acesa que durou vários minutos, o assunto foi aprovado por unanimidade.

NOTÍCIA RELACIONADA:

Camara de Santarém assina acordo para requalificar prédios da antiga EPC



PUB

PUB

scalhidraulica 2021

PUB

Slide backgroundSlide thumbnail

PUB

ipsantarem mestrados

PUB

banner ar

Quem está Online?

Temos 957 visitantes e 0 membros em linha