PUB

banner chamusca alice

PUB

banner cms riscos

A escola do 1º ciclo e jardim de infância de São Domingos, em Santarém, não abriu portas esta quinta-feira, 1 de outubro, devido a uma greve das assistentes operacionais que, segundo os encarregados de educação, são em número insuficiente para a dimensão do estabelecimento de ensino.

Slide thumbnail

“Só no 1º ciclo, para um total de 145 crianças, há neste momento quatro funcionárias, e três delas nem sequer fazem o horário completo”, explicou à Rede Regional um pai de um aluno, que pede reserva de identidade.
Segundo os familiares, há também falta de funcionárias no jardim de infância, que tem 45 crianças, e no acompanhamento ao Centro de Apoio à Aprendizagem Global, onde estão cinco alunos com necessidades educativas especiais (NEE’s), e que precisam de atenção permanente e dedicada.
Salientando que o número de assistentes não garante a segurança dos alunos nem sequer a limpeza da escola, os encarregados de educação, através da Associação de Pais, já fizeram chegar o seu descontentamento à Câmara de Santarém e ao Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, que garante estar a tentar resolver a questão.
“Em termos de funcionários, esta escola até tem um rácio superior ao previsto por lei. Os problemas surgem porque há pessoas de baixa médica ou com direito a cumprir serviços moderados, o que por vezes deixa a escola despida de assistentes”, explicou à Rede Regional Margarida da Franca, a diretora do agrupamento Alexandre Herculano.
“São situações que têm que ser geridas à medida que aparecem”, adianta a responsável, acrescentando que a Câmara está a tentar reforçar os recursos humanos com mais seis Contratos de Inserção Emprego para assistentes operacionais.
“Estas profissionais vão ser contratadas para o agrupamento, que depois fará a sua distribuição mediante as necessidades de cada estabelecimento de ensino, se bem que seja de prever um reforço nesta escola em particular”, explica Margarida da Franca.

 



Slide backgroundSlide thumbnail

PUB

PUB

Scalhidraulica

Quem está Online?

Temos 878 visitantes e 0 membros em linha