Os laboratórios de serviços partilhados - Line - do Tecnopolo do Vale do Tejo, em Abrantes, vão ser inaugurados esta quinta-feira, 22 de outubro, às 14h30.
A obra nos laboratórios, segundo uma nota de imprensa da Câmara de Abrantes, "incidiu na remodelação dos blocos já existentes no edifício INOV.POINT, dedicados à ocupação oficinal", numa intervenção que vai "permitir agora o alojamento de laboratórios das áreas de engenharias e comunicação social da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA) e a expansão do LINE.IPT, Laboratórios de Inovação Industrial e Empresarial".
O LINE.IPT "passará a ser um centro de investigação inteiramente direcionado para as empresas e que terá como principal objetivo fomentar a incorporação de tecnologia e inovação, promovendo competências nas áreas da engenharia e do desenvolvimento", explica o mesmo documento.
O investimento total rondou os 2,7 milhões de euros, financiados em 85% no âmbito do QREN, numa intervenção que deixou o tecnopolo equipado com laboratórios de soldadura, de compósitos, de materiais, de desenvolvimento de produtos, de química e de fluidos e laboratórios de imagem, audiovisual e interativo, estúdios de fotografia e montagem e estúdios de rádio e televisão.
A inauguração do espaço servirá também para a assinatura de um protocolo entre a TagusValley e o Instituto Politécnico de Tomar, que estabelece a forma de gestão e exploração do Line.