A Universidade da Terceira Idade do Concelho de Azambuja (UTICA) iniciou na sexta-feira, 9 de outubro, o seu primeiro ano lectivo com uma cerimónia de apresentação oficial que encheu o Auditório Municipal do Centro Cultural – Páteo Valverde.
A grande maioria dos mais de centena e meia de alunos inscritos no projeto fez questão de marcar presença na cerimónia que assinala o arranque de mais uma oferta de serviços dedicados aos menos jovens.
Durante a cerimónia, o presidente da autarquia, Luís de Sousa, destacou a persistência de todos os envolvidos no projeto e elogiou o trabalho da equipa de técnicos da Câmara e da Santa Casa, que durante largos meses planificaram toda a ideia e depois a consolidaram e lhe deram forma.
Responsável municipal pelo pelouro da Ação Social – e pelas questões ligadas à 3ª idade em particular – ao longo de mais de uma década, Luís de Sousa manifestou-se muito satisfeito por mais este contributo da política de apoio à 3ª idade da autarquia no sentido de cumprir os propósitos do programa “Envelhecimento Ativo” preconizado pela Organização Mundial de Saúde.
A UTICA será um espaço para por em prática o conceito “aprendizagem ao longo da vida”, mas sobretudo para a partilha de saberes e afetos, para a dignificação e valorização da pessoa idosa e, claro, para o convívio. Além das instalações – duas salas de aula mais uma sala de convívio, e o auditório para as artes – no complexo do Páteo Valverde, o município assegurará transporte gratuito aos alunos não residentes em Azambuja.