O Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado, o Centro Escolar de Alcanede e EB 2/3 de Alcanede vão receber o Galardão Bandeira Verde Eco-Escolas, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE - Associação Bandeira Azul da Europa, que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
Enquanto o Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado recebe este galardão pela quinta vez consecutiva, o Agrupamento de Escolas de Alcanede obtém este reconhecimento pelos dois estabelecimentos escolares – Centro Escolar e EB2/3.
Este programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola. Esta coordenação multinível permite a confluência para objetivos, metodologias e critérios comuns que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos e caraterísticas do meio envolvente.
O plano de ação é desenhado por cada escola e deve ter em conta a Agenda de prioridades de ação/intervenção decidida pelo Conselho Eco-Escolas. As escolas são desafiadas a participar em diversos subprojectos que procuram (in)formar e aprofundar e premiar o trabalho no âmbito de temáticas específicas.
Para Manuel Lourenço, Diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado, “o hastear da Bandeira Verde significa simultaneamente um prémio/reconhecimento e uma responsabilidade por zelar pela continuidade deste galardão”.
A entrega das bandeiras verdes vai ser feita no próximo dia 14 de outubro, no Parque Regional de Exposições – Expotorres, em Torres Vedras.