Inaugurado há cinco anos, o Espaço Brincadeira começou por apostar sobretudo em festas de aniversário e acolhimento de crianças por curtos períodos de tempo, mas possui hoje um leque de oferta de serviços bastante diversificado e é uma opção a ter em conta para os pais que querem deixar os seus filhos entregues em boas mãos.
O desenvolvimento da vertente de Atelier de Tempos Livres (ATL) é, de momento, uma das apostas fortes deste espaço, explicou à Rede Regional a proprietária, Raquel Esperancinha.
Após o horário escolar, o Espaço Brincadeira assegura que as crianças têm acompanhamento no estudo e na realização dos trabalhos de casa, até à hora em que são recolhidos pela família.
Como complemento do ATL, os pais podem optar entre o inglês, a informática, a natação, através de uma parceria com o Santarém Hotel, e o ténis, também em parceria com a TDS Indoor, uma academia que abriu recentemente no Retail Park de Santarém.
A empresa garante também o transporte em carrinhas próprias desde as escolas da cidade até às suas instalações, uma espécie de parque infantil gigante na galeria comercial do Pingo Doce de São Domingos, e funciona num horário bastante alargado, desde as 7h30 até às 20 horas.
"A pensar nos pais que entram mais cedo no emprego, também recebemos ou vamos buscar as crianças e levamo-las às escolas", explica a proprietária.
De resto, diversões não faltam para os mais novos, desde escorregas a insufláveis, um mini campo de jogos e televisão para ver desenhos animados.
Uma solução para cada caso
Quando abriu as portas, o Espaço Brincadeira preencheu uma lacuna no mercado, pois não existia nenhum serviço para entreter as crianças enquanto os adultos iam às compras.
Segundo Raquel Esperancinha, não só essa vertente continua a ter procura, como os scalabitanos já sabem que dispõem de um espaço de confiança "quando surge algum imprevisto de última hora e precisam de encontrar alguém que cuide dos filhos".
Outras das caraterísticas que diferenciam o Espaço Brincadeira é o facto de estar apto para acolher crianças dos 2 aos 6 anos de idade, um licenciamento que parte da concorrência não tem.
E o Espaço Brincadeira até proporciona uma "folga" mensal aos pais.
"Nas última sextas-feiras de cada mês, organizamos sempre uma festa temática. A sala é decorada de acordo com o tema escolhido e há sempre atividades relacionadas com essa temática. As crianças ficam até à meia noite, o que dá aos pais a possibilidade de ir jantar fora ou ir ao cinema, por exemplo", explica a proprietária.
Raquel Esperancinha confessa que, passado estes primeiros anos de atividade, uma das coisas que lhe traz mais satisfação é constatar que há crianças que adoram frequentar no Espaço Brincadeira.
"Para nós, é um motivo de orgulho ouvir a criança dizer-nos que adora estar aqui e pedir aos pais para voltar", afirma.