A Secretaria de Estado do Ensino e da Administração Escolar deu autorização excecional de funcionamento a três escolas do concelho do Cartaxo que estavam em risco de fechar, as EB1 da Ereira, Casais da Amendoeira e Casais Penedos, mas a Câmara quer que esta autorização se estenda também à escola de Valada durante o próximo ano letivo.
O despacho do secretário de Estado João Casanova de Almeida foi recebido pelo Agrupamento de Escolas D. Sancho I, em Pontével, no passado dia 18 de agosto, e vem de encontro ao que tinha sido pedido pela autarquia.
Entre os argumentos apresentados pelo municÃpio, estão o número de alunos com pretensão de continuarem os seus estudos nestas, alguns dos quais com necessidades educativas especiais, o papel dos estabelecimentos de ensino na dinamização social e a sua importância para a fixação de população jovem, entre outros.
"O facto de o encerramento de estabelecimentos de ensino em algumas localidades implicar a deslocação de dezenas de crianças, num concelho com débil cobertura de transportes públicos, aliada à s dificuldades financeiras que muitas famÃlias enfrentam, foi outra das razões apresentadas pela Câmara Municipal", destacou ainda o presidente Pedro Magalhães Ribeiro, que espera que a secretaria de Estado conceda a mesma autorização excecional à escola de Valada.