A Lusical (Companhia Lusitana de Cal, SA), empresa do grupo Lhoist, líder mundial na produção de cal, cal dolomítica e minerais, desenvolvendo e fornecendo produtos e soluções inovadores e sustentáveis para um vasto leque de processos industriais, tem definido para este ano um plano de investimento de cerca de 1,2 milhões de euros direcionado para a ampliação e alteração das instalações.
Com sede em Valverde, na freguesia de Alcanede, no concelho de Santarém, a Lusical quer adaptar-se ao processo de transição energética para combustíveis “verdes” já em curso.
Para além desse plano de investimentos, a empresa tem em curso o processo para a instalação de um parque fotovoltaico para fazer face aos desafios energéticos e desenvolvimento de uma plataforma logística de reforço à exportação.
Na manhã desta sexta-feira, 13 de janeiro, o presidente da Câmara de Santarém, acompanhado pelo vice-presidente João Teixeira Leite, e pelo vereador Diogo Gomes, visitaram as instalações da Lusical, que emprega direta e indiretamente cerca de 100 pessoas.
Ricardo Gonçalves elogiou o “importante investimento que esta empresa tem feito no concelho e que tem preconizado para o futuro, tornando-se um parceiro estratégico para o desenvolvimento económico local e, consequentemente, do concelho de Santarém”.