PUB

chamusca parque de sonhos

PUB

banner presepios

PUB

banner cms reino natal

PUB

clickaporta

PUB

 PUBsalvaterra natal

Economia

O IV Fórum Pioneer Indoor, promovido pela multinacional Pioneer - Corteva, realizou-se esta quarta-feira, 16 de novembro, no CNEMA, em Santarém, juntando cerca de meio milhar de agricultores.

wshoppingSlide thumbnail

Na sessão de abertura, Nuno Russo, vereador da Câmara Municipal de Santarém com o pelouro do Apoio ao Desenvolvimento Agrícola do Concelho, lembrou que são poucas as autarquias do país que têm um pelouro específico da agricultura.

“O papel do Município de Santarém é o de ser promotor e facilitador do desenvolvimento agrícola no concelho e na região e este Fórum Pioneer é o mais importante de todos, pois está comprometido com o avanço da agricultura sustentável, em melhorar a vida e a terra, com o propósito de enriquecer as vidas daqueles que produzem e daqueles que consomem, tentando assegurar o progresso para as gerações futuras, cuidando do nosso planeta”, disse o autarca.

Nuno Russo desejou ainda que “o Município de Santarém e a Pioneer possam cumprir, cada um com o seu papel, respetivamente, contribuindo para que a agricultura progrida e prospere, fornecendo alimentos abundantes de alta qualidade, agora e para o futuro, para beneficiar toda a sociedade”.

Num mercado tão exigente e com dificuldades acrescidas como é o mercado agrícola, esta iniciativa teve como objetivo a partilha de informações e estratégias para combater a atual conjuntura e proporcionar aos participantes diversos esclarecimentos que os podem ajudar, de forma mais consistente e fundamentada, na tomada de decisões.

Foram debatidos três temas essenciais para uma agricultura que se quer cada vez mais competitiva e sustentável: “Uso eficiente da água e energia em agricultura”, “Mercados agrícolas e conjuntura atual dos cereais” e “Plano Estratégico da Política Agrícola Comum – PEPAC (2023-2027)”.

Durante este Fórum foram ainda atribuídos os prémios Pioneer, que visam distinguir pessoas e entidades que, de uma forma significativa, contribuíram ou contribuem para o desenvolvimento da atividade agrícola.

O dia encerrou com um magusto convívio confecionado no maior assador de castanhas do mundo, inscrito no Guiness World Records, tendo sido assadas dezenas de quilos de castanhas de Vinhais, acompanhadas por água-pé de Alcanhões.



Slide backgroundSlide thumbnail

PUB

PUB

jorge malacas

PUB

Slide backgroundSlide thumbnail

PUB

aguas barco

APOIO

  • ba01.jpg
  • ba02.jpg

PUB

mercadinho almeirim

Quem está Online?

Temos 464 visitantes e 0 membros em linha