PUB

chamusca monologos penis

PUB

insantarem2022

PUB

cortes2022

PUB

clickaporta

PUB

 PUBpiscinas 2022

 PUBfestas mocarria 2022

Economia

No dia de elevação de Almeirim a cidade, o concelho recebeu uma enorme prenda, há muito desejada: foi publicado no Jornal da Comunidades, o equivalente europeu ao nosso Diário da República, a certificação da Sopa da Pedra como ETG - Especialidade Tradicional Garantida.

wshoppingSlide thumbnail

Entende-se como ETG uma denominação que descreve um determinado produto ou género alimentício que resulta de um modo de produção, transformação ou composição que corresponde a uma prática tradicional para esse produto ou género alimentício ou que foi produzido a partir de matérias-primas ou ingredientes utilizados tradicionalmente.

Este foi um processo que resultou de uma parceria entre a Câmara de Almeirim, a Associação de Restaurantes da Sopa da Pedra e o Turismo do Alentejo. O procedimento começou no inicio de 2018, com a entrega do caderno de especificações no Ministério da Agricultura em abril de 2019, e tem feito o “caminho das pedras”.

“Passados mais de 4 anos, quero relembrar que muitos foram os que não acreditaram. Os que disseram que isto é show-of político, mas nada se faz sem trabalho. E já agora acrescento outra, nada se faz sem acreditarmos. E todos os envolvidos acreditaram que este era o caminho. A garantia que no futuro quem quiser provar a verdadeira, a única Sopa da Pedra tem de vir cá. É aqui que estão os produtos de excelência. É aqui que se cumpre um caderno de especificações ancestral” refere o presidente da Câmara de Almeirim, Pedo Ribeiro.

O autarca lembra que ao longo destes anos foi necessário responder “a tudo o que o Ministério da Agricultura e a Comissão Europeia quiserem saber. Desde o tamanho do feijão ao tamanho do cubo da barata, passando pela forma de corte dos enchidos”.

“Este é, foi, um processo moroso até porque apenas quem tem tudo bem feito recebe este certificado. A Sopa da Pedra é a 1.ª certificação. Ainda esperamos as caralhotas e o melão. Quando estiverem os 3 produtos certificados, seremos o concelho com mais produtos certificados pela União Europeia, em Portugal. Muito orgulho neste trabalho. Muito orgulho em ter parceiros que acreditaram e acreditam que vale a pena fazer bem”, complementa Pedro Ribeiro.

O presidente do município reforça que “a certificação não é um capricho”, uma vez que “estudos da UE mostram que os produtos certificados têm um retorno a dobrar para quem os vende fruto do aumento da notoriedade e das vendas uma vez que consumidor procura cada vez mais o que é genuíno. Ao certificarmos estamos a acrescentar valor ao produto e com isso ganham todos”.

“Hoje é um dia feliz. Obrigado a todos os nossos parceiros. Obrigado a todos os que esperaram e sempre acreditaram”, conclui Pedro Ribeiro.



cimlt 2022

PUB

scalhidraulica 2021

PUB

PUB

Slide backgroundSlide thumbnail

PUB

armyaqua

PUB

almeirim adocao

Quem está Online?

Temos 844 visitantes e 0 membros em linha