PUB

chamusca monologos penis

PUB

insantarem2022

PUB

cortes2022

PUB

clickaporta

PUB

 PUBpiscinas 2022

 PUBfestas mocarria 2022

Economia

A administração do Centro Nacional de Exposições faz um balanço muito positivo da edição de 2023 da Feira Nacional de Agricultura (FNA) / Feira do Ribatejo, que termina este domingo, 12 de junho, em Santarém.

wshoppingSlide thumbnail

Num balanço feito neste nono e último dia do evento, a administração fala numa mostra “de um sector sustentável, inovador, tecnológico e dinâmico”. A FNA contou com uma grande mostra de maquinaria e equipamentos inovadores, reflexo da dinâmica das empresas e dos empresários agrícolas.

Durante os nove dias de Feira foi possível aos visitantes observarem alguns dos mais modernos equipamentos que se utilizam hoje em dia ao serviço da agricultura: sensores inteligentes que transmitem as necessidades das plantas, sondas que medem o nível de humidades dos solos, sistemas de mapeamento de terrenos, drones que analisam as culturas em tempo real e que permitem ao agricultor regar e fertilizar no momento certo sem desperdício, equipamentos para detetar doenças e pragas de forma atempada, entre outros.

Neste campo, realce para a apresentação do 1º trator movido a Gás Natural que assegura o mesmo rendimento que um trator a diesel com muito menos custos e para uma nova máquina movida a energia elétrica para trabalhar a vinha que pode funcionar dia e noite sem operador.

Com destaque para o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que visitou o certame durante mais de 5 horas, a Feira Nacional de Agricultura contou com a presença dos principais decisores políticos nacionais, que justificaram a sua presença pela importância do evento que é uma representação do dinamismo do sector agrícola e manifestaram o seu entusiasmo pelo desenvolvimento e nível de soluções tecnológicas aqui encontradas.

Muitos dos expositores presentes apresentaram soluções amigas do ambiente como sistemas de rega mais eficientes, produtos biológicos de resíduo zero, substratos naturais, controlo de pragas, entre outros. Paralelamente, estiveram presentes associações e instituições do sector e decorreu a Fersant – Feira Empresarial da Região de Santarém.

A Nave A recebeu mais uma edição do Salão Prazer de Provar, que reúne produtos de grande variedade e qualidade como vinhos, azeites, queijos, enchidos, entre outros. O evento contou com a presença das grandes superfícies que atuam no território português e marcas de referência na área agroalimentar.

Durante os nove dias de feira, a área referente às Provas na Cozinha registou 45 ações e a iniciativa Laboratórios do Gosto contou com mais 10 ações e que tiveram bastante adesão do público.

Na Nave C os visitantes puderam verificar artesãos a trabalhar ao vivo, acessórios para o lar e disfrutar de sabores nacionais nos vários locais de degustação que ali estiveram presentes. Simultaneamente, houve espaço para atuações de ranchos folclóricos, acordeão, concertinas e muita animação.

Na área da gastronomia, o alargamento da área dos restaurantes foi bem recebido pelas pessoas e a renovação das esplanadas das tasquinhas foi mais um motivo de atração para os visitantes, o que possibilitou um melhor serviço para todos.

A FNA 22 teve em exposição uma mostra de diferentes raças autóctones bovinas nacionais e equinos, representando algumas das principais coudelarias nacionais, suínos, caprinos e ovinos. Estiveram permanentemente em exposição 392 efetivos e estiveram envolvidos em provas 254 animais.

Veja o VÍDEO.

NOTÍCIA RELACIONADA:



cimlt 2022

PUB

scalhidraulica 2021

PUB

PUB

Slide backgroundSlide thumbnail

PUB

armyaqua

PUB

almeirim adocao

Quem está Online?

Temos 987 visitantes e 0 membros em linha